PREFEITURA DE FLORESTA REPOVOA BARRAGENS COM ALEVINOS

A ideia é aproveitar a capacidade hídrica do município para incentivar a criação de peixes em comunidades ribeirinhas.

 

Secretário de Agricultura, Túlio Laranjeira, visitou o repovoamento de duas barragens

 

O Rei do Baião – Luiz Gonzaga – cantou o Riacho do Navio, o Rio Pajeú e o São Francisco, imortalizando Floresta como um dos lugares mais ricos em água do Nordeste Brasileiro. A zona rural do município apresenta, assim, um bom potencial para a piscicultura. A criação de peixes é uma importante atividade que se desenvolvida, pode não só melhorar a qualidade, por exemplo, da alimentação de agricultores familiares, mas prosperar suas rendas. Por demandar pouco tempo e baixa especialidade de mão de obra, essa tarefa não cria obstáculos às atividades principais da propriedade rural, podendo ser desenvolvida por qualquer pessoa da família que não esteja ocupada durante todo o dia.

Pensando assim, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Produção Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sec. Agricultura) desenvolveu um estudo técnico de avaliação e viabilidade para o desenvolvimento da piscicultura em mananciais de algumas Associações Rurais de Floresta. Após esse estudo que definiu quais são as espécies de peixes mais viáveis para cada comunidade, o prefeito Ricardo Ferraz assinou o termo de doação de quase 30 mil alevinos (tilapias e tambaquis) para a Barragem do Juá e da Várzea do Exú.

A avaliação de viabilidade técnica definiu quais as espécies mais viáveis para cada comunidade, aliando a rusticidade de cada espécie, facilidade de reprodução, boa aceitação alimentar e o valor comercial.

O Secretário de Agricultura, Túlio Laranjeira, acompanhou o repovoamento das duas barragens, nessa sexta-feira (16), e viu de perto a felicidade dos ribeirinhos com a novidade. Participaram também da visita, o Coordenador da Secretaria, Osório Nunes, o Diretor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Rodrigues, o Técnico em Agropecuária Ailton Silva, e os irmãos Altamiro (Engenheiro Agrônomo) e Alan Malta (Técnico em Agropecuária).

 

É Prefeitura Municipal de Floresta, com o povo, construindo um novo tempo!