REESTRUTURAÇÃO DA REDE LOCAL DE COMPUTADORES

A Secretaria de Administração, através do Departamento de Informática e Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Floresta-PE realizou atividades de implantação, reestruturação e modernização da rede local de computadores do prédio da Prefeitura. A medida vem para corrigir problemas na infraestrutura da rede antiga, bem como aumentar o nível de segurança, controle e fluidez dos dados.

Com início em maio, o projeto durou cerca de 3 meses e envolveu atividades de planejamento, aquisição, implantação e testes, . Visando oferecer melhores condições para os serviços públicos, algumas melhorias já são realidade na sede da Prefeitura:

• Central de Processamento de Dados – A implantação da Central de Processamento de Dados foi um ponto muito importante do projeto. Esta ação tornou possível aumentar a segurança física dos equipamentos, gerenciar estações de trabalho mais facilmente e melhorar o compartilhamento de recursos disponíveis na rede. Atualmente a CPD conta com acesso restrito, rack para montagem de equipamentos e climatização.

• Implantação de um Servidor Firewall – Visando aumentar a segurança interna e evitar ataques cibernéticos, foi realizado a implantação de um servidor firewall na rede. Com a utilização deste serviço é possível filtrar todo o tráfego que entra e sai da rede interna e garantir que as informações da prefeitura estejam protegidas dos diversos riscos existente na Internet.

• Implantação de Políticas de Backups – A prática frequente de backups em uma organização previne a perda de informações em situações acidentais ou de indisponibilidade de dados. Considerando a inexistência de qualquer estratégia para prevenção de perda de dados e o alto valor das informações de posse dos sistemas, tornou-se indispensável a aquisição de equipamentos para tal fim e a elaboração de políticas de backup adequadas.

• Aquisição de Nobreaks – Tendo em vista proporcionar um ambiente menos suscetível a falhas e levando em consideração os riscos causados por quedas e oscilações elétricas, o projeto de reestruturação incluiu aquisição e instalação de equipamentos nobreaks para a Central de Processamento de Dados. A partir da instalação destes equipamentos na Central tornou-se possível aumentar a vida útil dos equipamentos e mantê-los em funcionamento constante, até mesmo em situações onde a energia é interrompida.

• Substituição do Servidor de Sistemas – O compartilhamento das informações sobre despesas e receitas em tempo real e a emissão de contracheques online geraram uma demanda de processamento maior no servidor antigo da prefeitura. Visando atender tais serviços e prover ainda mais outros, o servidor de sistemas foi substituído por outro com arquitetura e capacidade de processamento adequada.

Organização do Cabeamento de Rede – Todo o cabeamento de rede antigo foi substituído, redistribuído e reorganizado.

• Aquisição de Licenças de Antivírus – Com o objetivo de proteger cada estação de trabalho frente as inúmeras ameaças e pragas do mundo virtual, foram adquiridas licenças de software antivírus eficiente. Embora o firewall seja uma proteção para a rede interna como um todo, a proteção individual é indispensável para se manter protegido o máximo possível.

A reestruturação da rede local de computadores, na sede da Prefeitura, traz modernidade e segurança para todos os departamentos e consequentemente para a Administração Pública Municipal.

Prefeitura Municipal de Floresta